Siga-nos nas nossas redes sociais:
Impacto social e infraestrutura sustentável são pautas atuais e relevantes diante do cenário de mudanças climáticas e crise econômica. Com o objetivo de aprofundar a questão e discuti-la junto a especialistas, no dia 10 de maio de 2024, no auditório da FESPSP em São Paulo, aconteceu o Seminário Aberto MBA PPP e Concessões, cujo tema foi “O Impacto Social e Infraestrutura Sustentável”.
O evento não apenas lançou luz sobre a importância crucial do acesso à infraestrutura básica como um direito de cidadania, mas também proporcionou uma imersão em uma variedade de tópicos essenciais. Através de estudos nacionais e globais sobre os impactos sociais da infraestrutura sustentável, até experiências práticas em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras que proporcionam descobertas e reflexões sobre o tema. Também foi pauta do evento as tendências mais recentes no controle externo da infraestrutura, oferecendo insights valiosos para moldar o futuro do desenvolvimento infra estrutural.
Durante o Seminário Aberto “Impacto Social e Infraestrutura Sustentável”, realizado no dia 10 de maio, o público recebeu uma notícia muito importante: Carlos Alexandre Nascimento, IBC-F, Rafael Castilho e Elcires Pimenta, coordenadores do MBA PPP e Concessões, MBA Internacional ESG e MBA Saneamento Ambiental, anunciaram a criação do Observatório Social da Infraestrutura Sustentável.
Este projeto será realizado em parceria com a University College London (UCL) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O Observatório Social da Infraestrutura Sustentável é uma plataforma baseada na UCL que visa fomentar uma discussão internacional sobre infraestrutura sustentável, com foco tanto no Brasil quanto em outros países, especialmente nas economias emergentes, onde o impacto social é mais significativo.
Este projeto inovador busca não apenas acompanhar, mas também liderar a conversa global sobre infraestrutura sustentável.
*Colaborou com informações sobre o livro, a ex-aluna do MBA PPP e Concessões Simone Lemos Vieira, CP3P-F, Me.
No dia 10 de maio, durante o Seminário Aberto “Impacto social e infraestrutura sustentável”, aconteceu o lançamento do livro “Tribunais de Contas e os Processos de Desestatização: referencial teórico para a normatização do controle concomitante”, escrito por um grupo talentoso de ex-alunos do MBA em PPP e Concessões da FESPSP.
Os autores Ana Paula Vinhas, Cinthia Thomazi, Daniel Soares Godoi Gomes de Oliveira, Rafael Barboza Nunes, Silvia Lima Damasceno, Simone Lemos Vieira, CP3P-F, Me. e Yasmin Carla Marchiorio Silvério fizeram um trabalho excepcional que promete ser uma referência no campo da desestatização.
O livro é fruto do projeto Capstone do MBA em PPP e Concessões e se concentra no estudo de caso do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - TCEES. Este tribunal não possui uma norma específica para a fiscalização concomitante de projetos de desestatização, isto é, focada na fase interna da licitação.
Com base nisso, nossos ex-alunos realizaram um estudo abrangente e detalhado sobre os normativos que regem o controle concomitante dos Tribunais de Contas em processos de desestatização.
Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
Professor associado da London School of Economics and Political Sciences (LSE) e da University College London (UCL)
Presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan)
A newsletter do MBA PPP e Concessões.
Assine já!
Siga-nos nas nossas redes sociais: